Você já parou para pensar que, compra água para seu consumo e serviço doméstico e no final  você devolve  80% desta água pelo esgoto e ainda paga por isso?

MUDE ISSO AGORA MESMO! Você vai economizar dinheiro e ter mais água para os serviços gerais de sua casa. Sem falar que você estará contribuindo com meio Ambiente.

LOGO ABAIXO VAMOS MOSTRAR ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO VOCÊ PODE TRATAR ESTES 80% DA ÁGUA QUE SERIA DEVOLVIDA PELO ESGOTO.

Para reutilizar a água do chuveiro, tanque, lavatório, máquina de lavar roupas de sua casa, é preciso fazer algumas alterações nas tubulações.


1º –  Veja o vídeo logo em seguida:

Esta separação deverá ser feita numa tubulação única até a caixa de inspeção fora da casa, conforme desenho acima. Esta caixa inspeção pode ser feita de alvenaria, ou pode ser usada uma caixa de gordura. O propósito desta caixa é reter o máximo de resíduos possível.
Esta água cinza deve seguir por gravidade até ao sistema de tratamento. Depois da caixa de inspeção você vai precisar de um espaço para instalar o sistema de tratamento da água e um espaço para o reservatório “cisterna” onde ficará água de reúso.

Se você  está construindo e sua casa tem o espaço adequado, aproveite este momento para colocar no seu projeto o reúso da água cinza. Lembrando que água deve seguir por gravidade passando pelo sistema de tratamento até a cisterna.

Espaço para cisterna = No máximo uma cisterna de 1.000 litros para uma casa 4 a 6 pessoas.

Espaço para caixa de inspeção 50X40 cm.

Espaço para o sistema de tratamento ETAC = 100X35 cm.

Veja figura ilustrativa abaixo:

Outra sugestão para o reúso da água

Caso no terreno de sua casa não tem espaço para instalar uma cisterna subterrânea, Existe outra possibilidade de fazer a instalação da cisterna em cima da casa, através de uma pequena caixa ou bombona com uma pequena bomba de recalque, isso diminui o custo e facilita a manutenção preventiva. 

PARA ESTE PROJETO SERÁ USO O FEACFiltro Eletrônico da Água Cinza.

Uma outra sugestão é usar o Separador de Água da Máquina de Lavar Roupas se uma das opções acima não for possível. 

O SEPARADOR AUTOMÁTICO DA ÁGUA DE ENXÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS – Este separador é instalado ao lado da máquina ou acima, praticamente não ocupa espaço, fácil de instalar e não necessita de manutenção técnica. VEJA MAIS SOBRE O SEPARADOR.

aguacinza@gmail.com

61 995.63.46.74